Carros antigos não pagam IPVA. Por que não?


por Rodrigo Cozzato

Reportagem publicada hoje pelo site G1 escancara um claro problema e que prejudica demais o trânsito nas grandes cidades: os carros velhos. De um lado, políticos defendem a isenção do IPVA para os carros antigos; de outro, ambientalistas são contra, pois a isenção incentiva os “velhinhos” a rodarem por aí sem parcimônia. Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Eu sou particularmente contra a isenção. E não é por uma questão de poder aquisitivo, como mostra a reportagem. Tenho um carro 2007, e não é fácil pagar as parcelas do financiamento. Além dos quase R$ 1 mil de seguro anuais, o IPVA deste ano custou mais de R$ 800. Tem também o licenciamento e o DPVAT. E tem também a inspeção ambiental, que agora virou imposto.

Enquanto isso, os antigões circulam por aí soltando fumaça a torto e a direito, quebram e complicam o já caótico trânsito paulistano e ainda por cima não pagam imposto algum. Se o IPVA fosse inversamente proporcional ao ano de fabricação do veículo, ou seja, quanto mais antigo, mais caro, é fato que as pessos optariam por modelos mais novos. E isso contribuiria e muito para a redução de poluentes e aumentaria a segurança dos motoristas.

About these ads

Tags: ,

4 Respostas to “Carros antigos não pagam IPVA. Por que não?”

  1. ingo Says:

    ou não.

  2. Nícolas Says:

    Você está olhando do seu ponto de vista, está pensando apenas nos seus gastos e está reivindicando um direito que pode ser seu tbm daki alguns anos c permanecer.. por um lado você está certo e por outro não.. os carros novos tbm geram sujeira ambiental e c fosse do modo que vc está falando um IPVA ficando mais caro gradativamente gerariam alguns outros problemas.. um deles seria um monopólio das fabricas automobilística sobre o transporte individual.. vc basicamente não teria opção de comprar um usado ou um novo.. optaria por um novo.. a inspeção veicular é mais um abuso do governo transferindo as obrigações dele governo para nós cidadãos.. a Petrobras deveria ter tirado o chumbo da gasolina há anos.. é um caso de faça oq eu digo não faça oq eu faço..
    E espero que esta questão ambiental não c torne uma frequente nos argumentos pq me desculpe mas são apenas teorias, não há estudos suficientes que digam que o CO2 causa ou não o aquecimento global, são teorias e não provas!!

  3. wellington Says:

    boa noite….até concordo com algumas questões relativa ao IPVA, mas falando serio um veiculo com mais de 20 anos pagando anualmente esse imposto ja ficou bem pago ao nosso governo para investimentos em infra e tambem ambiental,mas nosso pais nao tem cultura pra isso e nem integridade de nossos governantes para fazer um futuro sustentavel pois o nosso imposto anual pode parar dentro de cuecas e meias ou até mesmo em pannetones.Fica claro que esse imposto é um crime contra nós onde nao temos direito a advogados, pois se for por em pratos limpos por que o IPVA , se pagamos pedagios a cada 40 kms rodado em muitos estados para conservação de malhas viarias . FICA MINHA INDIGNAÇÃO E VERGONHA DE DIZER QUE SOU BRASILEIRO POR ESSE E MUITOS OUTROS MOTIVOS.ABRAÇOS…

  4. shan Says:

    Meu caro, você já parou para pensar nos problemas que essa sua proposta iria gerar a longo prazo? Pense bem, se todos fossemos obrigados a utilizar um carro do ano para gastar menos com impostos, o que seria feito com o carro “velho” ? Sem falar que isso aumentaria gradativamente a produção de automóveis, com consequente redução de preço de acordo com a lei da oferta e da procura, e isso aumentaria ainda mais a frota nacional. Isso já é um problema atualmente, mesmo não tendo que pagar IPVA. Seu discurso em prol do meio ambiente é furado, concordo com o Nicolas quando diz que vc esta pensando somente no seu bolso. Hoje em dia já encontramos carros velhos abandonados, jogados em córregos, e etc, e os ferro velhos não aproveitam completamente a matéria prima que foi utilizada na geração deste veículo. A poluição gerada no descarte é bem maior que a poluição gerada pelo veículo rodando, e além do que existem maneiras de adaptar catalisadores em qualquer veículo, independente do ano, o que reduz e muito o nível de emissão de CO2. Depois de pagar o IPVA por mais de 20 anos, deixar de pagá-lo é um direito mais que merecido vc não acha?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: