A lentidão nossa de cada dia


Por Rodrigo Cozzato

Publiquei ontem aqui no blog que teremos dias tranquilos no trânsito de São Paulo, pelo menos esta semana, quando ainda muita gente está em férias e a molecada ainda não voltou às aulas. Para me contrariar, hoje pela manhã a Raposo Tavares presenteou os usuários com uma bela duma lentidão a partir do km. 17 para quem ia sentindo SP.

Tudo bem que as marginais estavam congestionadas por causa de acidentes. Mas muito do trânsito ruim na Raposo, todos os dias, se dá por conta de motoristas que ficam ziguezagueando pra lá e pra cá sem parcimônia, achando que a pista de lá anda mais que a de cá, e vice-versa.

Reparem como há diversos pontos de congestionamentos antes dos acessos a bairros e avenidas. Sentido SP, dois grandes pontos são na saída da avenida Politécnica e para o bairro do Peri-Peri. No sentido interior, também no Peri-Peri, no retorno para o Shopping Raposo, na saída para o Rodoanel, no acesso ao Embu, entre outros.

Tudo isso poderia ser melhorado caso o motorista que fosse acessar essas saídas mudasse de faixa antecipadamente. Os apressadinhos insistem em mudar em cima da hora, o que acaba por travar todas as faixas. Eu já disse isso antes e insisto: a mudança de faixa deve ser programada, feita com antecedência. Além de evitar/reduzir toda essa lentidão, diminui-se também o risco de acidentes envolvendo motocicletas.

Acima de tudo, temos sempre que manter a educação e a gentileza no trânsito. E lembrar que o trânsito e as ruas não são só nossas, mas de todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: