Mantenha distância


Por Rodrigo Cozzato

O caso abaixo aconteceu longe da Raposo Tavares. Mas poderia ter acontecido aqui, ali ou acolá e serve bem de exemplo para dirigir de forma segura.

Sábado passado, 9/1,  pista expressa da Marginal Pinheiros sentido Interlagos. O trânsito estava tranquilo e fluía bem, por isso eu seguia pela esquerda a 90 km/h. Como de costume, mantinha uma distância de pelo menos 20 metros do carro que ia à frente. Por sorte, o que ia atrás de mim também estava com uma distância razoável.

Dois carros à minha frente, um incidente bastante grave, e que poderia ter se transformado em um grande acidente: o capô de um Santana Quantum abriu, dobrou para trás e cobriu toda a visão do motorista. Todos conseguiram frear a tempo graças a distância que mantínhamos um do outro. E também por não haver tantos carros. O local do incidente, uma reta, sem chuva, durante o dia, também contribuíram para o não acidente.

Chamo a atenção do leitor para esse detalhe, o qual sempre falamos aqui no Acelera!: manter distância do veículo à frente. Se qualquer um dos carros próximos ao do que teve o capô aberto estivesse mais perto, dificilmente escaparia de uma batida.

Devemos sempre manter essa distância de segurança, seja na rua, na avenida ou na estrada. Quanto maior a velocidade, maior a distância. E se alguém atrás estiver grudado, dê passagem e siga sua viagem com segurança. Não vale a pena arriscar e dirigir como um doido. Bom-senso e educação em primeiro lugar.

Uma resposta to “Mantenha distância”

  1. Gustavo Says:

    A recomendação é deixar 2 segundos de distância do carro à frente. Use um ponto de referência e conte: mil, mil e um, mil e dois. Se seu carro passar pelo ponto de referência antes do “mil e dois”, aumente a distância em relação ao carro da frente. O útil da medida de tempo é que vale para velocidades baixas e mais altas, e evita depender do senso de distância do motorista comum.

    Ótimo blog

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: