Muito prazer, eu sou o freio-motor


Por Rodrigo Cozzato

Pouca gente sabe, mas o motor do seu carro é um excelente freio. O chamado freio-motor é acionado toda vez que você tira o pé do acelerador sem desengatar a marcha em uso. Além de reduzir a velocidade, é possível dar uma boa economizada em gastos com pastilhas e discos de freio.

Hoje pela manhã, enquanto o trânsito na Raposo Tavares fluía bem, reparei que um Honda Civic à minha frente abusava das freadas. Isso porque ele estava consideravelmente “colado” no carro da frente. Além de se arriscar a bater na traseira no caso de uma freada repentina, esse motorista, se dirigir sempre assim, vai ter de fazer uma revisão nos freios em breve.

Use e abuse do freio-motor. Mantenha distância segura do tráfego à frente e previna uma redução de velocidade — não deixe para frear em cima da hora. Tirar o pé do acelerador reduz bem a velocidade, e você usará bem menos o freio. No caso de congestionamentos em uma descida, por exemplo, comuns na Raposo, ao invés de deixar o carro desengatado e manter o pé no freio, uma dica é deixá-lo em segunda ou terceira marchas, que ele praticamente freia sozinho.

Pitacos

* Ainda no trânsito de hoje, quando a lentidão começou, um pequeno caminhão baú veio lá da pista da direita para a da esquerda, cortando a frente de todo mundo. E por lá ficou. Tudo bem que era um caminhão bem pequeno, tem desempenho e velocidade parecidas com a de um automóvel. Porém, todo mundo está cansado de saber que lugar de caminhão é na faixa da direita.

* Motociclista querendo ultrapassar motociclista dentro do corredor é um ultraje. Pior ainda são aqueles que conduzem “grudados” na moto à frente à espera de uma oportunidade para ultrapassar. Pilotam de forma irresponsável e perigosa. E depois não sabem por que motoristas não se dão bem com motociclistas.

Uma resposta to “Muito prazer, eu sou o freio-motor”

  1. Vanderlei Campiotti Says:

    Muito bom este artigo. Quanto ao caso de caminhões que trafegam indevidamente na esquerda à nossa frente, outra dica: aumentar a distância dele é prudente já que nossa visão do que vai à frente deste veículo, fica prejudicada devido ao seu tamanho. Isto evita acidentes já que normalmente o transito nestas vias em que os caminhões usam e abusam das faixas é quase sempre travado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: