Por Fernando Pedroso
Costumamos falar aqui dos problemas que enfrentamos na Raposo Tavares e, invariavelmente, damos uma cutucada no poder público. Está certo que ninguém aqui é ingênuo de acreditar que não há interesses, mas o fato é que algumas obras estão sendo entregues e já fazendo algum efeito nas nossas vidas.
Já percebi que vários pontos de ônibus estão recuados e isso ajuda bastante, já que não temos mais paradas na faixa da direita. No entanto, o risco permanece em muitos outros, com destaque para o ponto do km 30 sentido Cotia, no Jardim dos Ipês. Os ônibus ainda param na faixa da direita e logo depois da curva. Já vi muitos carros batidos atrás dos coletivos parados.
Boa notícia tem quem costuma usar o retorno do km 12,5, próximo ao supermercado Extra. Até a semana passada, para voltar para Cotia, o motorista tinha de passar por absurdos três semáforos. Agora a volta pode ser por uma pista exclusiva, sem ter de parar. Falta ainda a sinalização, pois vi algumas barbeiragens nos primeiros dias. O pessoal fica meio perdido.
E tem também o outro lado, das obras que não foram tão efetivas ou mal planejadas. Quem mora no Jardim dos Ipês, como eu, ou nos condomínios próximos, já sabe que não há mais saída para a Raposo Tavares. Para entrar na rodovia, é preciso seguir na Alameda Tuca até o retorno do km 30. Acontece que recapearam a alameda com um asfalto de péssima qualidade, que obviamente não suportou o aumento do tráfego. Já há inúmeros buracos. Sem contar o congestionamento que se forma no retorno e o risco de acidente, já que ali tem um cruzamento bem perigoso.
Mas o fato é que já temos alguns resultados. Eleitoreiras ou não, as obras estão sendo entregues. Tem muita coisa a ser feita ainda, mas, agora, só nas próximas eleições.
09/03/2010 às 10:49 AM |
Peço especial atenção ao que acontece no ponto de ônibus próximo ao Nicolau, sentido SP- Cotia: ônibus e lotações param em fila dupla e os passageiros quase são atropelados ao descer do veículo que parou na faixa mais próxima à Raposo (a que não deve ser usada para este fim) pois o motorista não quer perder tempo em fila única junto ao ponto.
Grata,
Regina
10/03/2010 às 11:31 AM |
Entendo de outra forma, parecem obras de perfumaria a soluções (mesmo que paliativas) para grandes problemas.
A rodovia tem um ponto de ônibus a cada 1km, cruza fluxos de saída e entrada da rodovia, há todo o tipo de comércio às margens da pista e continuam a aparecer mais e mais.
Nota-se claramente que o único planejamento que existe para esta rodovia é torná-la cada vez mais uma avenida.
10/03/2010 às 11:37 AM |
Sem falar que tais obras não deveriam consumir tanto tempo para sua conclusão.
A maioria das obras iniciadas não está plenamente concluída, e algumas já fizeram aniversário.