Andar de moto na chuva não é tão gostoso


Por Rodrigo Cozzato

Além de perigoso, andar de moto na chuva tem uma série de desconforto. Se abrir a viseira, o motociclista toma uns pingos doloridos no rosto; se fechá-la totalmente, ela fica embaçada. Sem contar os pingos que acabam entrando pela nuca, correm as costas e dão um frio danado. Tem ainda as poças d’água, a lama, a sujeira das ruas, pedras, e, por que não, as enchentes.

Mas o ponto principal que quero abordar aqui é a velocidade. Se sem chuva os motociclistas devem estar seguros da velocidade que desenvolvem, na chuva, esse cuidado deve ser dobrado, triplicado… — quanto mais, melhor.

Não é concebível ver os motocas andarem nos corredores a 80, 100 km/h sob chuva, com pista molhada. Ser por qualquer motivo ele precisar frear, a moto simplesmente não irá parar. Mesmo. Pode ter freio a disco, ABS, o que for, a moto simplesmente não para.

Para evitar isso, a dica é simples: basta andar devagar, tranquilo, sem pressa. Se for pela manhã, saia mais cedo de casa. Se for à tarde, você já está voltando para casa. Por que tanta pressa? Não é melhor chegar inteiro e seguro? Dez minutos a mais não farão diferença.

Outra coisa: se à noite a visualização de motos nos espelhos retrovisores dos carros se confunde com as luzes dos outros carros, com chuva isso só piora. Mantenha sempre distância da moto à frente e ande com roupas protetoras de chuva e capacetes com faixas refletoras.

Ontem, por exemplo, levei 35 minutos para ir do trabalho até minha casa — contra os 20, 25 minutos habituais. Dei passagem para, sem exagero, uns cem motociclistas. Não estava com pressa, ao contrário de todos os outros. Porém, cheguei em casa muito bem, apenas “enlameado”.

Tenha calma, cuidado, prudência, respeito às leis de trânsito e pelos outros condutores. Mais vale chegar atrasado do que não chegar.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: