Trecho sul do Rodoanel abre as portas amanhã


Por Rodrigo Cozzato

Após mais de dois anos de obras, dois acidentes, mais de R$ 5 bilhões de reais para construir pouco mais de 60 quilômetros de rodovia e 114 pontes e viadutos, o trecho sul do Rodoanel será inaugurado na próxima quinta-feira, 1º de abril.

O novo trecho liga a Rodovia Régis Bittencourt até a Anchieta, passando pela Imigrantes, e promete desafogar o trânsito de carros e — principalmente — o de caminhões que cruzam São Paulo diariamente.

Foto: Rodrigo Cozzato

Trecho sul promete desafogar trânsito em SP; estudo contraria essa promessa

Não é o que diz estudo encomendado pela Artesp (agência dos transportes de São Paulo) e publicado pelo jornal Folha de São Paulo em 14/3.

No Portal do Governo de São Paulo, é possível ver dados, números e curiosidades sobre a construção do trecho sul do Rodoanel. E reportagem do SPTV, da Rede Globo, mostra alguns problemas ambientais que ficaram pelo caminho, ouve moradores vizinhos que reclamam sobre a “divisão” que a rodovia criou em alguns bairros e transtornos com o trânsito.

Outra futura, mas não distante preocupação, é o preço do pedágio. Atualmente para trafegar pelo Rodoanel os veículos pagam R$ 1,30, e os caminhões, o mesmo valor por eixo. Por enquanto não haverá cobrança no trecho sul, mas estima-se que, quando começar, o valor poderá chegar a R$ 6.

Tags: ,

3 Respostas to “Trecho sul do Rodoanel abre as portas amanhã”

  1. Ricardo Navarro Says:

    O Rodoanel quando for realmente um anel viário não dará conta do volume de carros que São Paulo possui.
    Sem contar que, quando alguém espirrar no Rodoanel, as rodovias sofreram com a “gripe” que virá em menos de 5 min.
    É só lembrar os acidentes que acontecem no Rodoanel e sempre causam o caos na Raposo.

  2. Leonardo Says:

    Caro Ricardo,

    Você teria um solução melhor para compartilhar conosco? Ou você acha que a vida em São Paulo vai ficar pior com o Rodoanel?

  3. Alex da Força Says:

    O Rodoanel, na origem, foi pensado como uma solução viária a ser utilizada por veículos de transporte, especialmente caminhões, com a finalidade de desviar esses transportes pesados dos grandes centros urbanos. Hoje o Rodoanel, na prática, está sendo utilizado por veículos pesados e leves o que gerará a curto espaço de tempo a saturação viária, gerando congestionamentos como já ocorre em alguns trechos do Rodoanel Oeste no horário de pico. Pedágios é um inibidor de utilização das vias por veículos de passeio, mas não é a solução. Solução é mesclar contruções de vias de rodagem com transportes públicos de massa como o metrô, trens, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: