Por Rodrigo Cozzato
Após mais de dois anos de obras, dois acidentes, mais de R$ 5 bilhões de reais para construir pouco mais de 60 quilômetros de rodovia e 114 pontes e viadutos, o trecho sul do Rodoanel será inaugurado na próxima quinta-feira, 1º de abril.
O novo trecho liga a Rodovia Régis Bittencourt até a Anchieta, passando pela Imigrantes, e promete desafogar o trânsito de carros e — principalmente — o de caminhões que cruzam São Paulo diariamente.
Não é o que diz estudo encomendado pela Artesp (agência dos transportes de São Paulo) e publicado pelo jornal Folha de São Paulo em 14/3.
No Portal do Governo de São Paulo, é possível ver dados, números e curiosidades sobre a construção do trecho sul do Rodoanel. E reportagem do SPTV, da Rede Globo, mostra alguns problemas ambientais que ficaram pelo caminho, ouve moradores vizinhos que reclamam sobre a “divisão” que a rodovia criou em alguns bairros e transtornos com o trânsito.
Outra futura, mas não distante preocupação, é o preço do pedágio. Atualmente para trafegar pelo Rodoanel os veículos pagam R$ 1,30, e os caminhões, o mesmo valor por eixo. Por enquanto não haverá cobrança no trecho sul, mas estima-se que, quando começar, o valor poderá chegar a R$ 6.
Tags: Rodoanel, trecho sul
31/03/2010 às 9:31 AM |
O Rodoanel quando for realmente um anel viário não dará conta do volume de carros que São Paulo possui.
Sem contar que, quando alguém espirrar no Rodoanel, as rodovias sofreram com a “gripe” que virá em menos de 5 min.
É só lembrar os acidentes que acontecem no Rodoanel e sempre causam o caos na Raposo.
31/03/2010 às 11:04 AM |
Caro Ricardo,
Você teria um solução melhor para compartilhar conosco? Ou você acha que a vida em São Paulo vai ficar pior com o Rodoanel?
31/03/2010 às 12:12 PM |
O Rodoanel, na origem, foi pensado como uma solução viária a ser utilizada por veículos de transporte, especialmente caminhões, com a finalidade de desviar esses transportes pesados dos grandes centros urbanos. Hoje o Rodoanel, na prática, está sendo utilizado por veículos pesados e leves o que gerará a curto espaço de tempo a saturação viária, gerando congestionamentos como já ocorre em alguns trechos do Rodoanel Oeste no horário de pico. Pedágios é um inibidor de utilização das vias por veículos de passeio, mas não é a solução. Solução é mesclar contruções de vias de rodagem com transportes públicos de massa como o metrô, trens, etc.