Mantenha a viseira sempre fechada


Por Rodrigo Cozzato

Esqueça o inciso I do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, que diz que é proibido trafegar de motocicleta com a viseira do capacete aberta, e que isso gera multa gravíssima, sete pontos na carteira mais a suspensão do direito de dirigir. O que vou tratar aqui é a sua segurança.

Com a viseira levantada, o motociclista deixa a “porta aberta” para a entrada de todo o tipo de sujeira, principalmente poeira e areia, ainda mais nesses dias de tempo seco. E quem paga por isso são os olhos, o primeiro alvo a ser atingido.

Se tal situação ocorrer ao trafegar a 50, 60 km/h, fica praticamente impossível enxergar; a primeira reação do organismo será fechar os olhos e criar lágrimas para “lavar” a retina. Em meio ao trânsito, isso não é nada agradável.

Faça um teste para ver o quanto há de poluição nas grandes cidades: depois de uma semana, mais ou menos, passe um papel-toalha embebido em líquido apropriado para limpeza de lentes na viseira. Você ficará assustado com a cor do papel, principalmente na parte interna. Tudo aquilo é sujeira, que vai para nossos pulmões e olhos.

Foto: Rodrigo Cozzato

Viseira fechada é garantia de segurança para o motociclista

O maior problema no quesito segurança são as pedras. Pedriscos de todos os tamanhos “voam” ao serem pisados pelos pneus dos carros, e adoram acertar os motociclistas na altura do rosto. Se a viseira estiver aberta, não é nada agradável levar uma pedrada bem no rosto. Acertando os olhos, será praticamente impossível evitar um acidente — e uma bela lesão.

Eu mesmo já fui atingido diversas vezes por pedras na viseira. Como nunca economizei na compra de capacete, nunca tive problemas. Capacetes bons, de fabricantes reconhecidos, com selo do Inmetro e demais certificações de segurança, ajudam não apenas em casos de queda, mas suas viseiras suportam o impacto contra uma pedra.

Manutenção
Limpe sempre a viseira do seu capacete com um papel-toalha. Álcool é um bom produto, mas não é o mais indicado, pois, com o tempo, fará com que a viseira perca a transparência, ficando opaca. O indicado são produtos para limpeza de lentes de óculos, à venda em qualquer ótica. Costumam custar em torno de R$ 5. Em lojas especializadas, há produtos para a limpeza combinados com substância antiembaçante. Pode parecer bobagem, mas você vai se lembrar desse produto nos dias de chuva.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: