Usou, desligue


Por Rodrigo Cozzato

Levante a mão quem nunca viu isso acontecer: dia desses, um Palio seguia à minha frente mudando de faixa a todo momento — como a faixa ao lado andasse mais rápido. Na primeira mudança, ele sinalizou. Nas “quinhentas” vezes seguidas, não.

Mas o detalhe é que a seta para a direita ficou ligada. O tempo todo. Do quilômetro 15 até a rua José Felix de Oliveira, onde o veículo entrou. O mais curioso é que, logo depois do Rodoanel, o trânsito deu aquela parada, e o motorista do Palio, “atento”, ligou o pisca alerta. O congestionamento rapidamente sumiu, e o condutor seguiu viagem — com o alerta ligado, provavelmente até a casa dele.

O que eu gostaria de chamar a atenção é que devemos tratar os acessórios do carro como se fossem alguns cômodos ou equipamentos de nossa casa. Como? Ao sair do banheiro, por exemplo, é certo que vá desligar a luz. Ao deixar a sala, vá desligar a televisão. No carro, a seta desliga automaticamente ao voltar a direção. No entanto, é comum a seta não desligar ao mudar de faixa, pois vira-se pouco o volante, o que não aciona o desligamento automático. Nesse caso, basta esticar um dos dedos e voltar a alavanca à posição de desligado. Simples, não? Usou, desligue.

O pisca alerta, entretanto, deve ser usado apenas em casos de emergência, no acostamento e com o veículo parado. Usá-lo quando o trânsito para de repente pode ser uma boa para avisar quem vem atrás. Mas fica a dica: se você mantiver uma distância segura do carro que vai à frente, quando o trânsito parar repentinamente, você terá tempo e espaço para frear.

Foto: Rodrigo Cozzato

Seta e pisca alerta devem ser usados sempre, mas também devem ser desligados

Lembre-se: usar a seta para indicar mudança de faixa e conversão, e o pisca alerta para emergência, é obrigatório e sinal de boa educação no trânsito. Mas não se esqueça de desligá-los.

Nota do autor: o Palio em questão mudou de faixa “quinhentas” vezes; porém, chegamos juntos ao destino dele. Prova, como tantas vezes falado por este blog, que mudar de faixa não vai fazer com que você chegue ao seu destino mais cedo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: